Qui, Abr

Celebração de envio de monsenhor Achiles emociona padres e fiéis na Sagrada Família

Missas Festivas

Sob muita alegria, aplausos, cumprimentos e lágrimas, a paróquia Sagrada Família de Marília celebrou na noite do último domingo (31 de janeiro) a missa de envio de seu ex-pároco, o monsenhor Achiles Paceli de Oliveira Pinheiro.

Como de costume, a igreja lotou. Além dos próprios paroquianos, a Sagrada Família recebeu os de outras comunidades nas quais Achiles desempenhou seu sacerdócio – entre elas, a de Nossa Senhora de Guadalupe, que ele ajudou a fundar.

Foi lá que ele conheceu, instruiu e orientou para a vida sacerdotal o jovem Edson de Oliveira Lima, hoje pároco da Sagrada Família. “Que nós permaneçamos unidos a ele, porque ele estará conosco, pela Eucaristia e na amizade fraterna”, afirmou Pe. Edson.

Os dois sacerdotes emocionaram-se junto com a comunidade após a exibição de vídeo com imagens da atuação pastoral de monsenhor Achiles na Sagrada Família. O ex-pároco recebeu as bênçãos, um presente da comunidade e demorou a deixar o altar, tamanha quantidade de amigos que o abraçaram após a missa.

PRÓXIMOS PASSOS

A menos de um mês de completar seus 76 anos – 52 deles de sacerdócio –, o religioso continuará seu ministério na Fundação Santa Cruz, uma instituição que atende idosos (entre eles, padres) e pessoas com deficiências em Campos do Jordão (SP).

“Vou atender a própria instituição e também a comunidade, seja pela orientação espiritual ou a celebração de missas. Fui muito bem acolhido pelas irmãs mercedárias, que cuidam com muito zelo desta fundação”, afirmou Achiles.

A transferência do sacerdote para a Fundação Santa Cruz foi anunciada, oficialmente, na Circular sobre as transferências e nomeações para 2016 publicada no dia 28 de dezembro de 2015, com assinatura do bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini.

Desde janeiro de 2014, o monsenhor Achiles servia a Diocese de Marília como vigário paroquial de São Pedro Apóstolo, em Garça (SP). Nos dez anos anteriores, ele permaneceu na Sagrada Família de Marília – primeiro como administrador paroquial, depois pároco e, por fim, vigário.

Não consegue visualizar o album de fotos? clique aqui