Qui, Abr

Terço dos homens comemora seu quarto aniversário

Pastorais e Movimentos

No último sábado, 21, a paróquia celebrou a missa em comemoração aos 4 anos do movimento do Terço dos Homens.

Foi uma celebração emocionante, com direito a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Graças as bênçãos do Deus, por intermédio de Jesus e Nossa Senhora, o Terço dos Homens tem crescido a cada dia e, certamente, não deixará de crescer, pois o homem que o frequenta pela primeira vez, continua frequentando e convidando as parentes e amigos para se fazerem presentes ao mesmo.

ver album no Flickr ou Google+

O porquê de só homens?

Trata-se apenas de um fator psicológico!!!

Todos nós homens e mulheres nascemos com determinadas forças psíquicas que no nosso crescer terão um papel importante no futuro. Todavia este crescimento está condicionado às diferenças de mentalidade e do próprio meio ambiente onde ele se desenvolva.

Estes fatores terão amanhã, grande importância na nossa maneira de ser e no nosso agir e irradiar. Sabemos bem como as mentalidades masculina e feminina são distintas e como reagem de modos diferentes perante os mesmos acontecimentos. Há que ter em conta tudo isto para que depois se saiba aproveitar e tirar o melhor rendimento de tão preciosas energias.

Caracteriza o homem, possuir uma acentuada inclinação para o mando, para autonomia e para a aventura. São qualidades a considerar, pois podem ter grande influência no subconsciente, caso não estejam adormecidas. Sutilmente há que aproveitá-las, escolhendo ambientes favoráveis, onde elas despertem e se reanimem. Então sim, elas despontarão com nova vida, ajudando o homem abatido e desanimado, a vencer barreiras e a entregar-se com entusiasmo na conquista de um ideal. Dentro de casa, nem sempre se encontra esse clima.

Com raras exceções, quem manda é a mulher embora o marido seja o chefe da família. Na Igreja a coisa é semelhante. Predomina a mentalidade feminina. Enquanto isso, o homem é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares. E neste impasse, vão surgindo brigas e incompreensões. Ás vezes eles até querem, mas não conseguem. Sentem-se distantes. As suas forças anímicas estão desligadas, talvez porque ainda não tenham encontrado o verdadeiro ambiente onde possam mostrar o que valem e podem. Resumidamente, eis o porquê, do Terço só para Homens.

Com o advento do Terço, os homens passaram a frequentar mais a Igreja, participando dos movimentos paróquias, das missas, não somente as dominicais, mais com uma boa frequência nas missas semanais.

A Campanha Pretende Envolver toda a Família

Ela pretende criar um clima que vá envolvendo toda a família.

A esposa, que normalmente é o elemento mais devoto, deverá ser a primeira a despertar o marido e filhos, mas sem insistências. Deixar para eles o poder de decisão. E no dia e horário do terço, reze-se o terço em casa, com a restante da família. Desta forma teremos uma maneira simples de envolver a nossa própria família num clima de oração. A Igreja de nossos dias tem muita necessidade de homens participantes.

UMA VISÃO GERAL SOBRE A ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DO TERÇO (ROSÁRIO)

Breve Histórico

O Terço (Rosário) dos Homens teve o seu início em 08 de setembro 1936, na Vila Providência, hoje Itabi – SE. Idealizado pelo Frei Peregrino que visitou aquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracajú para uma Santa Missão. Contou com a presença de mais ou menos 220 (duzentos e vinte) homens, tendo ainda hoje uma média de 100 presenças, contando com o Sr. Antonio Menezes de Souza (Seu Tutu ainda vivo), participante fundador, na época com apenas 16 anos. Hoje o Terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos. Teve como imagem padroeira N. Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1997, a Sra. Oneida Araújo presenciou em Maceió - AL. um grupo de homens, que trouxeram a idéia do estado de Sergipe, rezando o Terço, e a levou a para Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Depois a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda – PE. e através dos esforços do Pe. Miguel Lencastre passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e outras cidades.

No ano de 2003, o referido Padre trouxe a idéia para a cidade de Fortaleza - CE. Onde foi lançado na Par. Nossa Senhora da Glória na Cidade dos Funciona- rios, no dia 18 / 11 / 2003 tendo a partir desta data, graças a colaboração de alguns membros participantes, sido organizado em toda sua estrutura com a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o site www.tercodoshomens.com.br que o levou ao restante do Brasil e para o Mundo.

Hoje, o Terço (Rosário) dos Homens já rompeu fronteiras, está implantado em Cuba, EUA e acreditamos que em outros países devido ao grande número de downloads do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) que são baixados semanalmente do site. (média de 50 a 60).

Finalmente os pedidos de Nossa Senhora de Lourdes, Fátima e Medjugorje começaram a serem atendidos e, estão congregando uma grande quantidade de homens, homens estes que viviam afastados da Igreja.