04
Sáb, Mai

4 símbolos cristãos que você vê mas não sabe o que significa

Liturgia

Os símbolos cristãos fazem parte de toda a construção da Igreja. Os símbolos de um modo em geral transmitem uma mensagem ou escrita ou visual.

Existem vários símbolos na cultura e na Liturgia da Igreja que vemos todas as vezes quando vamos às Santas Missas, mas não sabemos o que elas representam.

Veremos a seguir quatro símbolos cristãos que estão presentes em nossas paróquias, mas não sabemos seus significados.

Símbolos cristãos na cultura e na liturgia da igreja

A palavra símbolo, em seu sentido original, quer dizer “algo que une”, os símbolos servem para unir coisas. As pessoas são unidas por meio de símbolos.

Um exemplo de uma união por símbolo é o coração. Quando uma pessoa envia um símbolo como este expressa aquilo que UNE ou LIGA sentimentos.

Da mesma forma são os símbolos cristãos. Foram criados em épocas, dentro da tradição cristã para expressar a religiosidade que nasceu na Igreja.

1º símbolo cristão: o CHI RO

4 simbolos cristaos que voce ve mas nao sabe o que significa 2

Este símbolo é muito conhecido, você já o viu em vários lugares. É comum encontrar o CHI RO em vestes sacerdotais e em círios pascal.

Este símbolo é um cristograma a palavra CHI é representada pela letra X e a palavra RO, pela letra P. A palavra CRISTO em grego é escrita da seguinte forma Χριστός, perceba que as duas primeiras letras são expressas pela letra X e P.

Ao lado do símbolo estão as letra gregas ALFA e o ÔMEGA, representando que CRISTO é o princípio e o fim de tudo o que existe.

2º símbolo cristão: o peixe – ΙΧΘΥΣ

4 simbolos cristaos que voce ve mas nao sabe o que significa 3

Também é comum observarmos, principalmente nas vestes sacerdotais um símbolo semelhante a um peixe. De fato, a figura é um peixe.

Este símbolo também remonta a cultura e a religiosidade da Igreja Primitiva. Outras denominações cristãs passaram a adotar este símbolo. Muitas vezes também encontramos estes símbolo cristão em adesivos colados em veículos.

A língua grega é muito próxima a cultura da Igreja. Isso se dá por conta dá época em que a Igreja foi florescendo e também pela língua grega ser muito usual nesta época. Basicamente todos os livros do Novo Testamento foram escritos em grego.

O símbolo do peixe também está nesta dimensão cultural e linguística. A palavra PEIXE escrita na língua grega é ΙΧΘΥΣ, o que ocorre é que ela é semelhante a inciais de uma frase.

A frase em questão faz menção a Jesus: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ. A tradução da frase para o português é “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador“. E se pegarmos cada inicial correspondente as palavras da frase em grego, temos ΙΧΘΥΣ, que em grego quer dizer PEIXE.

Portanto é por este motivo que a figura de um peixe tornou-se um dos símbolos cristãos mais comuns, não só dem denominações católicas, mas evangélicas também.

O símbolo do peixe também era utilizado para que se os cristãos se reconhecessem.

3º símbolo cristão: a inscrição JHS

4 simbolos cristaos que voce ve mas nao sabe o que significa 4

Esta inscrição é bastante comum em quadros que estão representando a Hóstia consagrada, vestes consagradas e até mesmo, nas próprias Hóstias.

A inscrição ou siglas JHS quer dizer: JESUS SALVADOR DOS HOMENS. Dá forma como observamos comumente está em uma tradução para o português, no original em latim observa-se esta inscrição simbólica como: IHS que é IESUS HOMINUN SALVATOR.

Note uma diferença, onde o I no Latim é o J para a língua portuguesa. Mas perceba também, que todos estes símbolos fazem referência a Nosso Senhor Jesus.

Esta inscrição também provém da língua grega. O monograma ou sigla IHSUS está presente nos Evangelhos de Marcos e Lucas. E é deste monograma que se origina mais este simbolismo cristão.

4º símbolo cristão: o pelicano

4 simbolos cristaos que voce ve mas nao sabe o que significa 5

Este não é um símbolo muito comum, mas esta ave também faz parte da cultura e simbolismo cristão. Você poderá encontrar em vitrais e até mesmo em objetos litúrgicos.

O pelicano nas representações sacras, faz também menção a Nosso Senhor Jesus Cristo e faz todo o sentido ter esta ave na simbologia cristã.

Conta-se em uma lenda medieval que um pelicano não encontrando alimento para seus filhotes, retira de si mesmo pedaços de sua própria carne para dar a eles.

O simbolismo desta ave, o pelicano, se aproxima a Jesus. Que entrega-se na cruz sacrificando-se pelos pecados da humanidade.

Há também um hino composto por São Tomás de Aquino, fazendo esta figuração de Jesus para com o pelicano. Veja em uma estrofe da composição do hino ADORO TE DEVOTE logo abaixo:

Senhor Jesus, bondoso pelicano,
Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue
Pois que uma única gota faz salvar
Todo o mundo e apagar todo pecado.

A Igreja é riquíssima em símbolos, tudo o que está na Igreja em termos culturais possui seu significado. É normal observamos alguns destes símbolos e não entendermos porque eles existem. Os símbolos servem para que possamos de alguma forma nos unir a sua mensagem.

 

Fonte: Catequese do Leigo / Adaptação Redação Catholicus
http://catholicus.org.br.